Qual é a distância que deve ter entre cama e TV?

Pensando em comprar TV nova para seu quarto? Então, saiba que a distância entre o aparelho televisor e a cama é um detalhe importante. Não é para menos, afinal, somente assim será possível ter uma melhor visão e aproveitar ao máximo o eletrônico.

Se a TV for muito grande e o ambiente pequeno, é muito provável que o brilho do aparelho incomode a visão depois de algum tempo assistindo a programas ou filmes, dando a famosa sensação de vista cansada. Em pessoas mais sensíveis, há a chance de provocar dor de cabeça.

Esses mesmos sintomas também são sentidos quando a televisão é pequena e o cômodo grande, já que se exige um maior esforço visual para enxergar as imagens e detalhes.

A melhor forma de evitar esses problemas é sabendo escolher corretamente o tamanho do aparelho televisor e a distância entre o móvel e o eletrônico, garantindo uma melhor experiência e aproveitamento.

Assistir tv na cama

Escolhendo o tamanho

A dica primordial para acertar no tamanho da televisão é escolher uma que seja proporcional ao tamanho do cômodo. Lembre-se sempre que quanto maior for a polegada do eletrônico, maior terá de ser a distância entre a cama e a TV. Por isso, sempre procure escolher uma versão em um tamanho proporcional ao da área.

Distância entre o móvel e TV

Atualmente, existem dois tipos de aparelhos disponíveis no mercado, a TV Full HD e a TV Ultra HD 4K. A diferença entre elas está no fato de a TV 4K ser maior e ter um melhor desempenho no quesito imagem.

Uma TV Ultra HD 4K pode ter até 4 vezes mais pixels do que uma Full HD, ou seja, ela entrega imagens de melhor qualidade, proporcionando a sensação de estar em um cinema, o que é o desejo de muitos.

Curiosamente, a TV Full HD e a Ultra HD 4K devem ficar em distâncias diferentes do móvel, justamente por conta da qualidade de imagem que elas oferecem. Para as TVs Full HD, as distâncias ideais entre a cama e o aparelho são:

  •  32 Polegadas: distância de 1,2 a 1,5 metros;
  • 40 Polegadas: distância de 1,5 a 2 metros;
  • 48 Polegadas: distância de 2 a 2,5 metros;
  • 55 Polegadas: distância de 2,5 a 3 metros;
  • 65 Polegadas: distância de 3 a 4 metros;
  • 85 Polegadas: distância a partir de 5 metros.

Já as TVs Ultra HD 4K podem ficar mais próximas do móvel, pelo fato de entregarem imagens com alta resolução e qualidade. Neste caso, o correto é que o aparelho e móvel tenham distância de:

  • 40 Polegadas: distância de 1,2 a 1,5 metros;
  • 48 Polegadas: distância de 1,5 a 2 metros;
  • 55 Polegadas: distância de 2 a 2,5 metros;
  • 65 Polegadas:distância de 2,5 a 3 metros;
  • 85 Polegadas: distância de 3 a 4 metros;
  • 88 Polegadas: distância mínima de 5 metros.

Cumprindo essas distâncias mínimas será possível aproveitar melhor a televisão e tirar máximo proveito, seja assistindo a programas ou filmes, sem forçar demais a visão ou ter dor de cabeça.

Onde instalar o aparelho?

O ideal é instalar a televisão em um rack, para garantir máxima proteção do aparelho. Caso o quarto não tenha espaço para o móvel, considere suspender o eletrônico na parede, aproveitando a área vertical do cômodo.

A dica, nesse caso, é investir em painéis ou racks para TV suspensos, que são modernos, ajudam a esconder fios e colaboram positivamente com a decoração do quarto, contribuindo para um ambiente mais belo e melhor organizado.

Altura mínima para a TV

Assim como a distância entre o aparelho e a cama / móvel, a altura também é um fator importante. O ideal é que ela não seja nem muito baixa ou alta em demasia, para não provocar dor muscular ou no pescoço ao tentar assistir à televisão.

distancia entre tv e cama

Se a cama for baixa, considere instalar o eletrônico numa altura de 60 a 70 centímetros em relação ao piso. Caso o móvel seja maior, a altura média de um metro é mais interessante.

Um truque infalível para acertar na altura é prender um papel (sulfite ou folha de revista ou jornal) na parede, para verificar a altura ideal em que o aparelho deve ficar. Depois, é só instalar a TV e efetuar eventuais ajustes na sua posição.

Procure sempre centralizar o aparelho em relação à cama, para evitar ficar em uma posição incômoda para assistir a programas e filmes. Assim, será possível garantir máximo conforto e aproveitar melhor o momento de descontração.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie: