Qual é a distância certa entre a TV e o sofá? Aprenda a calcular

A compra de uma televisão nova pode trazer dúvidas, não somente sobre a marca do aparelho, mas também do tipo de televisor – qual tela é a mais apropriada (LCD, LED, etc.) –, assim como o tamanho do aparelho e outras especificações.

A relação distância x tamanho da TV, por sinal, é uma das mais importantes antes de adquirir um aparelho de televisão novo, que tem a ver com a quantidade de polegadas.

Distância entre a tv e o sofá

Porque manter a distância correta

Imagine você escolhendo uma TV grande para colocá-la em um ambiente pequeno. Agora imagine o oposto – optando por um televisor pequeno em um ambiente bem espaçoso.O que essas duas situações lhe dizem?

Walmart TV

Falta de equilíbrio. A relação distância x tamanho da TV é clara! Não adianta realizar algum dos exemplos acima e achar que irá ter uma boa experiência visual ou não sofrerá com alguns desconfortos.

Quando você opta por uma televisão grande em um espaço pequeno, você estará obrigando seus olhos a se esforçarem em demasia, ou seja, eles ficarão cansados mais rapidamente e lhe trará dores de cabeça. Consequentemente, a própria visualização das imagens será incômoda.

Distância entre a tv e o sofá

Por outro lado, uma televisão minúscula em um gigantesco ambiente pode fazer com você tenha que movimentar os olhos ou a cabeça de um lado para o outro para conseguir acompanhar tudo que acontece nas cenas. Isso também provoca um esforço ocular em demasia, além de não conseguir enxergar os detalhes, especialmente se a TV for em alta definição.

Então, antes de escolher a sua nova TV, você precisa saber qual é a distância que ela tem que ficar, conforme o tamanho do seu cômodo – assim você conseguirá ter uma visão confortável e enxergar as imagens sem quaisquer problemas. Como isso será feito?

Simples: através da decisão entre uma posição mínima e máxima da tela, isto é, a direção de seus olhos deve ter um alinhamento direto com o centro da tela.

Como calcular a distância entre o sofá e a TV

A primeira recomendação para definir qual é a distância ideal entre o seu sofá e o local onde será instalada a sua nova TV é a seguinte: determinar o tamanho ideal da TV em primeiro lugar!

Isso será feito utilizando-se, para exemplificar, as resoluções. Veja na tabela abaixo:

RESOLUÇÃO DA TV

CÁLCULO = TAMANHO IDEAL

Resolução Padrão (480 pixels)
Distância da TV (m) x 12 = TAMANHO IDEAL
Resolução HD (720 pixels)
Distância da TV (m) x 18 = TAMANHO IDEAL
Resolução Full HD (1080 pixels)
Distância da TV (m) x 21 = TAMANHO IDEAL

O que esta tabela quer mostrar?

Walmart TV

Por exemplo, se você tem a intenção de adquirir uma TV Full HD, você precisa multiplicar o valor encontrado na medição entre a TV e o sofá por 21.

Para facilitar o seu entendimento e a definição de qual é o tamanho da TV que você necessita, analise a tabela abaixo que define a distância mínima e a distância máxima (ambas em metros), de acordo com as polegadas determinadas.

TAMANHO DA TELA DA TV (polegadas) DISTÂNCIA MÍNIMA (metros) DISTÂNCIA MÁXIMA (metros)
26” 1 m 2 m
32” 1,2 m 2,4 m
37” 1,4 m 2,8 m
40” 1,5 m 3 m
42” 1,6 m 3,2 m
46” 1,75 m 3,5 m
50” 1,90 m 3,8 m
52” 2 m 4 m
55” 2,1 m 4,2 m
60” 2,2 m 4,6 m

 

Ambientes com espaços bem reduzidos exigem modelos de televisores do tipo Full HD, pois já auxiliam no combate às imagens borradas (conhecidas como “pixeladas”), já que haverá uma proximidade maior da pessoa com a TV.

Ainda, além desta distância entre o sofá e a TV, existe outro ponto fundamental que precisa ser lembrado: a altura da tela.

A altura da tela de sua televisão estará relacionada com o ângulo de visão. Caso a tela esteja muito alta, você inevitavelmente sofrerá com dores no pescoço – pois terá que estendê-lo – ou desconforto nos olhos. Isso piora quando a permanência em frente à TV for longa.

Para evitar este problema, a altura que mais se recomenda é em cerca de 1,20 metro de altura em relação ao piso. Não se esqueça que os seus olhos precisam estar na mesma altura do centro da tela de sua televisão, tanto se você estiver sentado em um sofá, poltrona ou cadeira para que seja possível alcançar o máximo de conforto visual.

Essa altura muda, é claro, para situações dos quartos e suítes, pois o espectador prefere assistir televisão deitado. Nesse caso, a altura passa para 1,40 metro em relação ao piso.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie: