Você está com dúvidas sobre qual TV escolher? Não se sente seguro para definir uma marca ou modelo? Não sabe quais os itens básicos que não podem faltar numa TV 32 polegadas? Confira alguns itens que julgamos importantes antes de realizar a sua compra. São 8 itens que servirão como um guia para te levar ao acerto. Veja abaixo:

Quando a TV de 32” é a melhor escolha?

Muitas pessoas acreditam que quanto maior for a tela da TV, melhor será a experiência. Porém, isso não é verdade. O tamanho ideal da TV está ligado ao espaço disponível no cômodo onde ela ficará. Sendo assim, a escolha do tamanho da TV deve levar em conta, num primeiro momento, o espaço.

Com o advento dos apartamentos e com a diminuição no tamanho das casas, a TV de 32” ganha cada vez mais espaço entre os consumidores, sendo, muitas vezes, a principal escolha. Numa sala pequena, onde a distância entre o sofá e a TV é mínima, um aparelho de 32 polegadas é a melhor escolha. Estudos apontam que quando há uma distância mínima de 1,2m entre TV e sofá a escolha deve ser pelo televisor de 32”.

Seguindo essa indicação você conseguirá aproveitar muito bem todas as informações da tela, com um campo de visão perfeito e sem cansar a sua visão, pois ela ficará fixa na tela, sem que seja necessário olhar de um lado para o outro a fim de consumir toda a informação apresentada.

Qual a verba você tem para esse investimento?

investimento-tvEssa é uma questão importante e que direcionará a sua compra. Existem TV’s com os mais diferentes valores. É claro que quanto maior for o preço, mais recursos e melhor experiência a TV poderá proporcionar. Porém, até os modelos mais simples apresentam soluções interessantes.

No caso de uma verba reduzida, você poderá optar por modelos com uma boa resolução de telha (de preferência Full HD) e com entradas HDMI e USB. Essas entradas podem suprir a ausência da função Smart – nesse caso a TV serviria como um grande monitor para exibir as informações do PC. Com isso, você pode aproveitar, por exemplo, a Netflix, sem se preocupar em ter uma TV com acesso à Internet.

Já se você está com uma verba maior, o indicado é apostar em modelos que possam proporcionar a melhore experiência possível. Por exemplo, você pode investir em modelos com a função Smart e integração com serviços de alta qualidade, como o Youtube ou Netflix. Você também pode apostar em modelos que ofertam uma qualidade superior de imagem ou que possam gravar conteúdos em HD’s externos para que você acompanhe em outros momentos.

TV’s com tecnologia 3D também estão disponíveis para quem está com uma verba maior para esse investimento. Porém, você deve ter muita certeza antes de comprar tal aparelho, pois nem todo mundo consegue se adaptar bem aos óculos e imagens que o 3D oferece.

 

Qual TV Comprar? LCD/LED ou Plasma?

Essa é uma das dúvidas mais comum entre as pessoas que estão pensando em comprar uma TV 32 polegadas. Talvez, após a definição do tamanho, esse seja o segundo aspecto a ser levado em conta. E entender a diferença que existe entre essas tecnologias é fundamental para acertar na escolha.

Para facilitar a sua escolha, levantamos os principais pontos de cada um desses modelos, para assim, te dar os subsídios necessários para tal escolha. Veja:

TV de Plasma

A TV de Plasma é mais indicada para ambientes escuros por sua tecnologia não se adaptar muito quando exposta a luz. É desenvolvida com milhares de células individuais para a construção da imagem, o que gera a fidelização exata das cores.

Na televisão de plasma, as principais vantagens são a qualidade da imagem independente do ângulo em que você estiver sentado. Porém, elas são um pouco mais pesadas que o modelo LED e consome muito mais energia, por esse motivo, ela está um pouco fora do mercado.

Saiba Mais Sobre o Assunto

Resumindo a TV de Plasma e suas características:

  • Proporciona uma melhor percepção das cores;
  • É possível enxergar com clareza todo o conteúdo independente do ângulo de visão;
  • Funciona melhor em ambientes escuros – evite se você tiver um ambiente claro;
  • Um ponto negativo é que consome mais energia que a TV de LCD.

TV de plasma

TV de LCD/LED

Quando falamos em uma televisão LED, o que diferencia ela dos outros modelos é o que está por trás da tela: ela é iluminada por lâmpadas de LED, que são mais brilhantes e consomem menos energia.

A sua diferença de qualidade de imagem é mais perceptível a partir de televisões de 32 polegadas.

As vantagens desse modelo são de que ela consome muito menos energia, são mais finas e leves que os modelos convencionais, além do ótimo contraste e das cores mais vivas. São modelos mais caros que os outros, porém, que valem o preço.

Saiba Mais Sobre o Assunto

Assim como a Plasma, o modelo LCD não possui tanta procura. Sua tecnologia é feita com base nos cristais líquidos e lâmpadas fluorescentes traseiras, que formam a imagem.

O LCD consome pouca energia e tem baixa taxa de reflexo em sua tela, porém, os ângulos de visão são limitados e não alcançam a mesma qualidade de imagem da LED.

Resumindo a TV de LED/LCD e suas características:

  • Mais fácil para encontrar no tamanho de 32 polegadas e de diferentes marcas;
  • É a melhor opção de TV caso o ambiente onde ela esteja receba uma maior quantidade de luz natural;
  • É o modelo mais indicado para quem gosta de vídeo-game;
  • São mais finas e leves; design mais atraente;
  • Consomem menos energia/
  • Proporcionam uma ótima experiência com as cores e contrastes;

Tv Led

Entenda um pouco mais sobre a diferenciação dos tipos de TV aqui:

Já a novidade do mercado, conhecida como a TV OLED, vem com o objetivo de ser a substituta do modelo LED, tem como grande característica o fato de que não necessita de iluminação traseira pois tem emissão de luz própria.

As imagens são mais nítidas com cores e contrastes muito mais visíveis, sendo mais finas – e em algumas versões tem a tela curva, que aumenta ainda mais a qualidade da imagem.

A resolução da tela

 

Se você está procurando pelas melhores opções de resolução de tela podemos indicar os aparelhos que contenham as resoluções de 720p (HD) e 1080p (Full HD). As duas opções são classificadas como “alta resolução” e num modelo de 32 polegadas elas não apresentam muita diferença. Talvez, o valor entre as duas seja o maior diferencial no momento da escolha.

A resolução nada mais é do que a quantidade de informação que pode ser apresentada no espaço físico (tamanho da TV em polegadas) disponível. Sendo assim, é importante entender, de uma vez por todas, que resolução é diferente de tamanho, porém, são duas coisas correlatas, pois quanto maior o tamanho da tela, maior será a resolução máxima.

Com uma alta resolução você terá mais nitidez e clareza na imagem. Em alguns casos, o realismo da imagem assusta um novato – principalmente quando há condições favoráveis para a transmissão, como um ambiente com pouca iluminação e espaço adequado entre o sofá e a TV.

Vale lembrar que o conteúdo transmitido deve ser produzido com foco na resolução máxima da TV para que haja um enquadramento perfeito. Por exemplo, se você tem uma TV Full HD (1080p), mas o seu programa de TV favorito foi produzido em HD (720p), ele não se adaptará para a maior versão, deixando, assim, aquelas tarjas pretas na lateral.

Por isso, para escolher a melhor resolução de tela para sua TV leve em conta os fatores apresentados acima. Como já foi dito, a percepção das duas resoluções apresentadas numa TV de 32 polegadas é muito pequena, porém, você tem a liberdade para escolher de acordo com o seu desejo e perfil.

evolução da resolução

Como escolher corretamente o tamanho de sua televisão

Por que escolher uma televisão de 32 polegadas? Veja abaixo os principais motivos e a forma correta para inseri-la no ambiente. Existem muitas regras que ignoramos e que podem melhorar muito a sua experiência de telespectador.

É preciso saber por primeiro, qual o ambiente que você está querendo preencher com uma televisão, a distância que a tela ficará de quem está assistindo vai interferir diretamente na qualidade de imagem.

Caso a televisão seja muito pequena e esteja a uma distância muito grande, dificultará a visão. Ou se a televisão for muito grande e estiver muito perto da pessoa, pode causar enjôos e a perda de foco muito rápido, veja abaixo o que é aconselhado entre a distância da TV e de quem assiste:

  • Até 2,0 metros: 32 polegadas
  • Até 2,6 metros: 42 polegadas
  • Até 3 metros: 50 polegadas
  • Até 3,6 metros: 60 polegadas
  • Até 4 metros: 71 polegadas

Distância para tv

Não é necessariamente uma obrigatoriedade a ser seguida, porém, é uma base para ajudar quem quer trocar ou comprar uma televisão e não sabe qual o tamanho mais adequado para o espaço onde ela será inserida.

Smart TV

Hoje, essa função é essencial nas TV’s. Há uma verdadeira corrida atrás da renovação do modelo de TV, onde as pessoas optam por modelos mais novos e que tragam esse benefício. Muito disso, acontece graças ao avanço da Netflix no Brasil. Com um conteúdo bem extenso, a empresa consegue atrair cada vez mais assinantes que precisam de um televisor preparado para ofertar o conteúdo disponível no catálogo da empresa.

Antes de comprar a sua Smart TV você deve se atentar ao fato dela proporcionar uma conexão Wi-Fi, pois, assim, você evitará os cabos de conexão e precisará de uma simples configuração para deixar a TV funcionando. Além da Netflix, você poderá aproveitar uma série de opções de conteúdos através da sua TV, graças a essa função.

Smart TV

O que não pode faltar na sua TV

 

Alguns itens são fundamentais para você aproveitar, ao máximo, o potencial de uma TV. Veja alguns desses itens que julgamos fundamentais em uma TV moderna:


Cabo hdmiHDMI:
Essa função garante que você terá a melhor qualidade de imagem e som. Trata-se de uma tecnologia que trabalha com grandes resoluções onde a definição da imagem e a qualidade do som chegam próximos da perfeição. Com essa entrada HDMI é possível conectar um laptop ou um vídeo game de última geração, fazendo com que você possa aproveitar conteúdos da internet a partir da sua TV. É uma ótima alternativa para os aparelhos que não possuem a função Smart.

Entrada USBUSB: É uma função importante, pois com ela você pode transmitir todo o conteúdo que você carrega no pen-drive. Vídeos e Fotos são as principais opções que podem ser exibidas em sua TV a partir de um pen-drive e uma entrada USB.

 

Certificação InMetroIndicação do INMETRO quanto ao consumo de energia: É importante levar em conta esse quesito antes da compra. Opte pelos aparelhos que possuem esse selo com a indicação de baixo consumo de energia. Sua conta de luz não sofrerá alterações significativas se você optar por um aparelho econômico.