Diferença entre Sinal Analógico e Sinal Digital – Qual é melhor?

O sinal digital pode ser caracterizado como um formato menos complexo que o habitual analógico, sendo que isso representa o uso de valores discretos diante do tempo e na amplitude. Esse tipo de sinal assume apenas valores inteiros, ao qual podem influenciar de uma forma direta na qualidade do seu sinal e claro, a partir da sua imagem, sendo apresentado com mais qualidade e sem oscilação.

Quer saber detalhes da diferença entre sinal analógico e sinal digital? Confira.

Provavelmente você e grande parte da população do Brasil devem saber que os sinais digital e analógico vivem uma grande mudança. Na verdade, ocorre que o sinal digital tem assumido o papel do analógico e mostrado uma eficiência sem igual para a população, que atualmente passam a ter sinais mais precisos e uma série de imagens com a qualidade maior, o que influencia em diferentes tarefas.

Entender a diferença entre sinal analógico e sinal digital se mostra crucial para que saiba o motivo pelo qual o digital tem sido elogiado, assim como a sua real importância para a rotina de todos. Ocorre que essa diferença é notável, não só no resultado visual de cada sinal, mas principalmente no processo de “busca” e transmissão do mesmo, onde cada um segue padrões que mostram excelência.

sinal digital

Principais diferenças entre Sinal Analógico x Sinal Digital

Ao analisar as explicações dos especialistas para a diferença entre o sinal digital e o sinal analógico, provavelmente você não entendeu de maneira ampla o que ambos os sinais tendem oferecer e como isso se torna possível. A começar pelo sinal “antigo”, o analógico, pode-se dizer que ele passa a ser composto por sinal contínuo, onde ele varia em função do tempo e é representado por uma curva.

Esse sinal representa-se por meio de uma curva devido ao fato de apresentar os seus intervalos com valores que variam entre 0 e 10, não sendo valores inteiros e sim intermediários. Com isso, é natural que sua faixa de frequência venha ser bem maior do que o “comum” e ao levar isso em consideração, defini-se que o sinal analógico não é confiável, tendo qualidade inferior por conta da oscilação.

Sinal analogico vs sinal digital

Já o sinal digital é representado, como dito anteriormente, por valores inteiros e neste sentido tem os valores mais discretos. Este sinal trabalha com números  descontínuos no tempo e na amplitude, tendo ainda a eficiência de arredondar para cima ou para baixo os valores quebrados que possam ser encontrados em uma frequência, o que tecnicamente garante um sinal mais “limpo” e eficiente.

Ou seja. A diferença entre ambos os sinais encontra-se principalmente na forma como leem as frequências, sendo que um sinal prioriza valores intermediários e o outro trabalha apenas com números inteiros. Logicamente que o inteiro pode ser o responsável por um sinal de maior qualidade, com uma chance menor dos sinais serem transmitidos com oscilações – o que não ocorre no sinal analógico.

Motivos para usar o Sinal Digital

A tecnologia do sinal digital tem sido incorporada no Brasil de forma ampla, por isso que o interessante é considerá-lo como uma opção eficiente. Esse sinal tem a possibilidade de oferecer uma imagem mais precisa das programações de sua televisão ou inclusive uma sonoridade mais clara nos rádios, tudo por conta dos valores inteiros usados na busca por frequências e evitando assim as oscilações.

Confira aqui as diferenças práticas:

Tecnicamente, ao usar o sinal digital em um televisão, por exemplo, você acaba tendo a chance de analisar as imagens transmitidas sobre a mesma com ampla qualidade. Isso significa que os chuviscos, chiados e outros comuns sobre sinais analógicos não devem mais ocorrer, além de que existe a possibilidade de você assistir os diferentes programas com mais nitidez e até com uma alta definição.

Esse tipo de sinal garante mais mobilidade e qualidade para as mídias que deve consumir, pois o sinal será preciso, sem a necessidade de contar com uma série de equipamentos – como ocorria com o sinal analógico. Mas além desses fatos, é preciso citar um dos motivos mais interessantes e relacionado a recepção do sinal, onde o mesmo pode ter recepção fixa, móvel e principalmente a portátil.

O Brasil está prestes a desligar o sinal analógico em seu território, sendo que os digitais já encontram-se presente no dia a dia de muitas pessoas. Neste sentido, é provável que muitos sejam beneficiados pela eficiência do digital, não apenas em relação a qualidade de suas transmissões e o fim dos chiados, mas inclusive por melhorar esses sistemas de telecomunicações internos, sendo algo positivo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie: